MSRCD095 – Ciclo Sônicas # 5 – Ao vivo no LUGAR, 12.08.18

MSRCD095 - Ciclo Sônicas # 5 - Ao vivo no LUGAR, 12.08.18

MSRCD095 – Ciclo Sônicas # 5 – Ao vivo no LUGAR, 12.08.18

Ciclo Sônicas # 5 – Ao vivo no LUGAR, 12.08.18
MSRCD 095
RELEASE: 11/09/2018
MANSARDA RECORDShttps://mansardarecords.wordpress.com
mansardarecords[at]gmail.com

icone_mansarda BAIXE O CATÁLOGO DA MANSARDA RECORDS AQUI

icone_mansardaDOWNLOAD THE MANSARDA RECORDS CATALOGUE HERE

Linda O Keeffe/ Em extinção/ Isabel Nogueira/ Input Nulo: Eletrônicos/Electronics

Capa/Cover: Linda O Keeffe
Gravação/Recording & Master: 12.08.18, live at Lugar – Porto Alegre, Brazil -, by Linda O Keeffe

A ordem das faixas do álbum é a mesma na qual ocorreram as performances.
Track order on this album is the same in which the performances have occurred.

Faixas/Tracks

1 – Linda O Keeffe – Word Sounds for Her
2 – Em extinção – Diafonia
3 – Isabel Nogueira & Input Nulo – Plenilúnio
4 – Performance Coletiva

CICLO SÔNICAS

É um ciclo mensal de concertos de músicas de mulheres, promovendo a visibilidade e a inclusão de práticas musicais e sonoras, eletrônicas e eletroacústicas das pessoas nascidas mulheres e/ou auto identificadas como mulheres, valorizando sua produção.
A produção das compositoras e artistas sonoras tem estado historicamente ausente e invisibilizada no âmbito dos livros e estudos sobre produção musical, história da música e composição musical, o que justifica um trabalho de levantamento, reconhecimento e visibilidade desta música, suprindo ausências e problematizando os silenciamentos.
Ao mesmo tempo, o Ciclo Sônicas projeto não busca apenas um esforço compensatório, mas objetiva oportunizar a inclusão e fomento desta produção nos lugares de prática musical, a visibilidade das redes existentes e o surgimento de novas redes de colaboração, aliado à possibilidade de reflexão no ambiente acadêmico sobre as motivações, trajetórias e implicações destes processos artísticos.
O projeto é coordenado por Isabel Nogueira, Isadora Nocchi Martins e Bê Smidt, tem realização do Grupo de Pesquisa em Estudos de Gênero, Corpo e Música do Instituto de Artes da UFRGS e apoio do Coletivo Medula de Experimentos Sonoros.

Sobre as participantes:

|| Linda O Keeffe (IRE/UK)||
A faixa explora as maneiras pelas quais as mulheres tem espaço para falar sobre certas coisas e outras não. Nesse trabalho eu desenvolvi um texto que foi baseado em vocalizações e não palavras, usando os sons como forma de expressão, tentando preencher esses sons com significados suprimidos. Isso é então refletido na paisagem sonora que se ergue por detrás das palavras e dos sons. Os sons abstratos adicionam sentidos às palavras ou tentam silenciar aquela que as fala.

|| Isabel Nogueira + Input nulo (Tiziana Scur)
Nesta faixa, Isabel Nogueira e Tiziana Scur (Input Nulo) se articulam em uma aglutinação improvisada. A ordem fonética intuitiva das camadas de voz e a continuidade do ruído dialogam com os elementos de efeito, compondo uma linguagem que narra os impulsos sonoros de forma meditativa

|| Em extinção || (Rayra Costa)
em extinção utiliza circuitos eletrônicos (no input), pedal de efeito, piezo e fontes naturais. Manipula o feedback do áudio resultante enfatizando o uso de sons sustentados ou repetidos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.